Terra, Água e Semente

Cultivando o Imaginário

O sonho e o impulso de unir cinema, agricultura e alimentação,  constituiu, o que podemos chamar de terra, água e semente; elementos indispensáveis para um bom cultivo. A MACO surge da combinação desses três elementos, ou melhor dizendo, do encontro desses três elementos. Observamos a mente por dois prismas, onde um oferece a mente como uma terra limpa, orgânica, autoral, sem agrotóxico, e outro, que possui a mente envenenada, autômata, tóxica ou infotoxicada. A MACO - Mostra Agrícola de Cinema Orgânico é voltada para agricultores das comunidades rurais do sertão do Estado de Pernambuco, onde, durante três dias, são exibidos filmes com a temática rural, agrícola e da vida do sertanejo e dos povos do campo de qualquer parte do mundo.

Atuando no ambiente da pesquisa do projeto para as primeiras edições da Mostra Agrícola de Cinema Orgânico, em uma inicial fase exploratória realizada pela equipe em 2011, identificou-se um forte interesse das agricultoras e dos agricultores, bem como de suas associações, pela realização do projeto. Atenta e engajada, a produção da MACO encontrou um local onde a mostra pôde ser realizada. Trata-se de uma comunidade rural que dispõe de estruturas espacial e conceitual melhor adaptáveis à proposta de programação e logística da mostra, bem como a sua estética paisagística enquanto evento rural e cultural. Sendo assim, encontramos a AJAANE-SR, Associação de Jovens Agricultores e Agricultoras Nova Esperança de Santa Rita, fazendo com que o evento fosse incorporado a um ambiente já conhecido e familiarizado pelos agricultores e agricultoras de Santa Rita e de seu entorno. Na primeira edição alcançamos uma média diária de 200 a 250 pessoas entre agricultores e agricultoras, crianças, jovens e adultos de todas as idades para ver filmes, longas e curtas-metragens brasileiros e de diferentes partes do mundo. 

Assista os dois primeiros doc-registros das edições anteriores. 


 

 
_B4C8531
_B4C9741
_B4C9812
_B4C0021
cartaz_MACO_27x42_baixa_-01
IMG_8802
Captura_de_tela_2016-03-17_às_18.13.07
Captura_de_tela_2016-03-17_às_18.15.27
Captura_de_tela_2016-03-17_às_18.13.51
IMG_1452
 

Confirme sua presença até  15 de junho

 

SEJA PÚBLICO DA MACO

VENHA CULTIVAR A SEMENTE DO CINEMA ORGÂNICO 

Mande um email

mostraagricoladecinemaorganico@gmail.com

ou abra sua reserva diretamente aqui

Obrigado! Sua reserva foi recebida. Entraremos em contato

A Terceira Edição

A terceira edição da MACO será realizada em julho de 2017. Mais uma vez, após nossa visita realizada em abril, dentro do que chamamos de "Primeira Fase da Pre-produção" (que inclui também uma pesquisa curatorial in locus), observamos com clareza o anseio do publico composto por jovens, adultos e em especial crianças, que desde então, se alvoroçaram com suas expectativas para realização da mostra. As oficinas de Cineclubismo e Novas Práticas Agrícolas dão continuidade a troca de experiências, conhecimentos e saberes sobre o cinema, a agricultura, a terra e o alimento. Nesta edição, em parceria com a mostra VerOuvindo, na oficina de cineclubismo, serão realizadas sessões contendo áudio-descrição, libras e legenda descritiva com foco para o público cego, surdo e mudo. As sessões e as oficinas ocorrem na AJAANE-SR - Associação de Jovens Agricultores e Agricultoras Nova Esperança de Santa Rita, onde a MACO é considerado um evento oficial no calendário de cultivo dos moradores e assim, como mencionado acima, é aguardado com boas expectativas sendo visto como "a época de mexer com a semente e/ou com o fruto do cinema". Estamos pondo em teste, nesta edição, uma iniciativa empreendedora que visa oferecer um "Turismo Rural Cultural" onde o publico interessado poderá reservar sua participação na MACO, garantindo local para acampar e uma programação rural cultural durante três dias. A MACO é uma mostra que cultiva a saúde do imaginário e promove boas sensações. 

As sessões e as oficinas são gratuitas e abertas ao público!

QUANDO

ONDE

Dias 28, 29 e 30 de Julho, 2017

Sessões de Cinema: 19h00

Oficinas: 09h00

Santa Rita - 7º distrito de Serra Talhada, na AJAANE-SR Associação de Jovens Agricultores e Agricultoras Nova Esperança de Santa Rita. 

Zona rural do Sertão do Pajeú

 
 
 

FILMES EXIBIDOS

em breve a programação

 

DIA 28

CURTAS

LONGA

 

DIA 30

CURTAS

LONGA

 

DIA 29

CURTAS

LONGA